Gosto de desenhar. Posso não ser o melhor desenhista do pedaço, mas sempre gostei de achar que consigo me virar relativamente bem no assunto. Mesmo hoje, com a infinidade de dispositivos, aplicativos e ferramentas para enriquecer o nosso processo criativo, eu gosto de iniciar os meus trabalhos justamente na mais básicas delas: o papel.

O papel é perfeito para iniciar qualquer projeto, já que, rabiscando sem a obrigação de tomar decisões de layout como tipografia, cores e escolha de imagens, conseguimos capturar muitas ideias sem que elas sejam descartadas por pré-conceitos ou limitações de desenvolvimento. Podemos nos desprender dessas questões e explorar um número muito maior de possibilidades, em um período de tempo muito menor do que faríamos explorando essas alternativas direto na tela, onde, inevitavelmente, vamos tentar lapidar o nosso wireframe com muito mais detalhes que ele deveria ter nessa etapa da produção, o que acaba nos limitando a apenas uma ou duas variações de uma mesma ideia, dependendo do prazo do projeto.

E quando eu digo desenhar, não quero dizer mockups perfeitos, em tamanhos exatos, diferentes dispositivos, não. Essa etapa serve para articular nossas ideias visualmente, da maneira mais simples possível! Seja representando um Banner só com um retângulo, ou um menu representado por uma linha, as possibilidades são praticamente infinitas. O que vale aqui não é a fidelidade visual, algo que será trabalhado em uma próxima etapa, com ferramentas mais adequadas, e sim possibilidades e alternativas de como solucionar o problema que foi colocado na mesa.

Claro que sempre que iniciamos um projeto, muitas ideias já começam a fluir e ficamos bem ansiosos para desenvolver um produto final refinado e rodando em todos os dispositivos, mas se permitir dar um passo atrás e voltar ao papel pode ser o ponto de partida da sua próxima grande ideia.

Cristiano Luis
Enviado por

Designer Gráfico e Web

O cara dos bonés. Sabe aquela série que você está louco para assistir? Então, ele já viu! Mas não se preocupe, ele não curte dar spoilers. Designer Gráfico e Web, desenvolve layouts, conceitos criativos e ilustrações elaboradas.

Todos os posts por Cristiano Luis
Clique aqui para solicitar um contato telefônico

Preencha os campos abaixo, e em breve entraremos em contato.

Nome * * Campo obrigatório
Telefone * * Campo obrigatório
Solicitar ligação

(11) 3675-6710
(11) 3803-5873
comercial@idst.com.br

Rua Crasso, 199
Lapa, São Paulo - SP
05043-010

Copyright 2015 © ID Studio
Todos os direitos reservados

Vamos trabalhar juntos?

solicite um orçamento!

(11) 3675-6710
(11) 3803-5873
comercial@idst.com.br

Rua Crasso, 199
Lapa, São Paulo - SP
05043-010

Copyright 2015 © ID Studio | Todos os direitos reservados
Vamos trabalhar juntos?
solicite um orçamento!

(11) 3675-6710
(11) 3803-5873
comercial@idst.com.br

Rua Crasso, 199
Lapa, São Paulo - SP
05043-010

Copyright 2015 © ID Studio | Todos os direitos reservados