Como eu já disse aqui algumas vezes, eu sou um cara que gosta muito de cinema. Acompanho e estudo as produções e técnicas sempre que possível e aproveito para tentar implementar algumas delas no meu trabalho.

Hoje, vou falar um pouco sobre "Character Choice", uma das técnicas de cinema onde são mostradas as decisões ou escolhas dos personagens. Em alguns casos, essa escolha é explicita, verbal e totalmente direcionada:

pontod-min

"There`s no truning back. You understand?"

Mas em outros casos ela acontece de forma apenas visual:

pontod2-min

Pluto: Camon Max! Left or Right?

A partir da escolha feita pelo personagem toda a história que segue e é influenciada pela decisão tomada anteriormente e daquele ponto em diante (there`s no turning back) não tem mais volta.

Um dos poucos filmes que quebra esta "regra" é o Mr. Nobody, onde a história é contada de diferentes formas a partir do ponto de decisão do personagem, que fica muito claro já no trailer (vale o play!) mas este tema fica para um próximo post.

Voltando ao foco do post, tem um vídeo do Tony Zhou (sim, ele mais uma vez…ele é muito foda!) sobre esse tema e fica fácil fácil para vocês sacarem bem como a técnica é aplicada no cinema.

Snowpiercer - Left or Right from Tony Zhou on Vimeo.

Fica bem claro que com apenas um olhar, uma mudança de câmera, uma virada de rosto, um simples direita ou esquerda é o suficiente para deixar claro o ponto de decisão e a escolha do personagem.

E é justamente ai que começa o paralelo da técnica do cinema e sua possível aplicação aqui na agência, em projetos web de criação de site e usabilidade.

A grande sacada é conduzir de forma imperceptivel a navegação do usuário, sugerindo escolhas e caminhos de navegação, direcionando os cliques para a conclusão da meta proposta com o projeto. Vou explicar melhor...

O cliente fictício "Ayebra Pesquisas" surgiu com a simples necessidade de gerar mais leads através de seu site. Seu projeto web é extremamente simples e consiste em uma só página que apresenta seu único serviço de pesquisa de mercado e disponibiliza no final da página um formulário simples de contato.

A solução a ser aplicada para melhorar o desempenho do projeto pode ser baseada na técnica do cinema Character Choice! Antes o usuário caía no site dele e tinha uma simples escolha a fazer: enviar ou não um formulário de contato solicitando um orçamento.

Aplicando o conceito de Character Choice, podemos ,já no momento inicial do site, direcionar o usuário questionando (com texto ou imagem) se ele precisa de uma pesquisa de segmentação ou satisfação mais ou menos assim:

Você gostaria de identificar as caracteristicas de seus compradores ou saber se eles estão satisfeitos com seu atual produto?

Basicamente ir para a direita ou esquerda...

De acordo com a escolha / clique do usuário, direcionamos a navegação para um segundo momento onde mostramos a ele o resultado da escolha feita anteriormente, exibindo uma lista de vantagens ou benefícios do tipo de pesquisa escolhido por ele:

Com nossa pesquisa de Segmentação de Mercado você poderá identificar as principais caracteristicas de seus compradores como:

- Níveis de demanda;
- Efetividade dos canais de distribuição de produtos;
- Participação da empresa no mercado;
- Informações gerenciais estratégicas;
- Posição da empresa;
- Consumo de seus produtos;
- Perfil de seus clientes.

Por meio desse estudo é possível adequar a empresa à realidade do mercado e à preferência do consumidor.

Não deixe passar esta oportunidade! Preencha abaixo o formulário e entre em contato conosco!

Com estas simples mudanças no projeto, direcionando a navegação do usuário, sugerindo escolhas e mostrando o resultado de suas decisões, fomos capazes de aumentar significantemente o número de contatos gerados pelo site.

O simples fato dar ao usuário a opção de escolha já muda sensivelmente a forma como ele interpreta as informações e interage com o meio. O conceito de Character Choice pode ser aplicado no seu dia a dia em diversas situações! Experimente e analise as mudanças e o benefícios que isso pode gerar para você!

João Eisenmann
Enviado por

Diretor Executivo e Gerente de Projetos

Para nutrir sua paixão pelo cinema, costuma dormir tarde vendo os filmes em destaque. Curte fotografia, e vez ou outra atua como modelo fotográfico, mas nem sempre sabe disso. É o Diretor Executivo e Gerente de Projetos, cuida da administração da agência e colabora com inteligência em ações de SEO e marketing digital.

Todos os posts por João Eisenmann
Clique aqui para solicitar um contato telefônico

Preencha os campos abaixo, e em breve entraremos em contato.

Nome * * Campo obrigatório
Telefone * * Campo obrigatório
Solicitar ligação

(11) 3675-6710
(11) 3803-5873
comercial@idst.com.br

Rua Crasso, 199
Lapa, São Paulo - SP
05043-010

Copyright 2015 © ID Studio
Todos os direitos reservados

Vamos trabalhar juntos?

solicite um orçamento!

(11) 3675-6710
(11) 3803-5873
comercial@idst.com.br

Rua Crasso, 199
Lapa, São Paulo - SP
05043-010

Copyright 2015 © ID Studio | Todos os direitos reservados
Vamos trabalhar juntos?
solicite um orçamento!

(11) 3675-6710
(11) 3803-5873
comercial@idst.com.br

Rua Crasso, 199
Lapa, São Paulo - SP
05043-010

Copyright 2015 © ID Studio | Todos os direitos reservados